As atividades curriculares para o 3º Ciclo do Ensino Básico decorrem entre as 08h10 e as 16h00, integrando o currículo nacional e as disciplinas do currículo dos Salesianos do Funchal.
A matriz curricular do 3.º Ciclo do Ensino Básico integra as componentes do currículo nacional, definido pelo Ministério da Educação e Ciência, em articulação com as disciplinas de complemento à educação artística.
A matriz curricular é constituída por várias disciplinas e áreas de estudo (Português, Línguas Estrangeiras, Ciências Humanas e Sociais, Matemática, Ciências Físicas e Naturais, Expressões e Tecnologias e Educação Moral e Religiosa Católica). Além das disciplinas obrigatórias, destacamos a seguinte oferta curricular:
Todas as disciplinas pretendem valorizar o crescimento intelectual, emocional e artístico, proporcionando a integração e articulação de experiências e saberes de áreas distintas.
Consciente da importância da língua inglesa como ferramenta fundamental de comunicação no mundo global, o colégio disponibiliza ainda, no 3.º ciclo, inglês, cujo currículo é o previsto pela Cambridge English, combinando a experiência e a especialização da Cambridge English Language Assessment e da Cambridge University Press, permitindo a certificação do nível de competência em Inglês, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
De acordo com a Proposta Educativa e com o nosso Projeto Educativo Pastoral, as atividades das diferentes disciplinas acontecem em simultâneo e em articulação com um conjunto de experiências de construção de conhecimento e crescimento pessoal, assentes na missão, visão, princípios e valores salesianos, cientes de que integramos uma plataforma de evangelização que “educa evangelizando e evangeliza educando”.
Tendo como principal objetivo a formação e educação de “honestos cidadãos e bons cristãos”, os nossos jovens têm, no 3.º ciclo, possibilidades várias de desenvolvimento das competências que devem distinguir um aluno salesiano, que se pretende alegre, autónomo, comprometido, crítico, criativo, empreendedor, responsável e solidário.
Numa fase tão importante do desenvolvimento dos jovens, na continuidade das conexões horizontais estabelecidas com os ciclos e anos precedentes, os alunos do 3.º ciclo são o centro de uma aprendizagem de natureza social, onde não se descuram as emoções, bem como o reconhecimento das diferenças individuais.
Optamos por um modelo educativo que assenta na avaliação para as aprendizagens, com ênfase no feedback descritivo, que, a qualquer momento, permite e potencia a recuperação e consolidação das aprendizagens.